terça-feira, 27 de abril de 2010

Defesa Civil registra deslizamentos nos bairros Budag e Santana

Apesar do tempo ensolarado na manhã desta terça-feira (27), a Defesa Civil de Rio do Sul registrou dois deslizamentos de terra nos bairros Budag e Santana. O caso mais grave é na rua Felix Deeke, no Budag, onde pelo menos cinco casas estão comprometidas. As famílias foram retiradas do local e encaminhadas para a casa de amigos ou parentes. Já no bairro Santana, houve apenas uma queda de barreira, mas sem interromper o trânsito ou causar danos a população.
A Defesa Civil alerta que como o volume de chuva nos últimos dias foi muito grande, a terra está encharcada. “Mesmo com sol, é possível que ocorram novos deslizamentos. A comunidade precisa ficar atenta e caso perceba alguma movimentação, deve sair de casa imediatamente e acionar a Defesa Civil”, explica o diretor do órgão de segurança em Rio do Sul, James Rides da Silva. O telefone direto para contato emergencial é o 199.
Na leitura das 12h, o nível do rio era de 7,28 metros, com queda média de cinco centímetros por hora. Desde a madrugada, três das sete comportas da barragem Oeste em Taió estão abertas, o que contribuiu com a redução gradativa do nível do rio. Entretanto, quando as águas chegarem em 7 metros, é provável que outras comportas da estrutura sejam abertas como medida de segurança, o que pode influenciar em nova subida no nível do rio em Rio do Sul. “Não podemos precisar quanto, mas é possível que a medida chegue a oito metros na cidade”, explicou o diretor da Defesa Civil.

Número de desalojados chega a 147 pessoas

A Secretaria de Assistência Social e Habitação fez nova contagem do número de famílias que tiveram de deixar as casas em virtude da elevação do nível do rio Itajaí-açu. Das 46 famílias inicialmente encaminhadas para abrigos, 41 permanecem nos cinco alojamentos cedidos pela prefeitura, totalizando 147 pessoas. Elas estão sendo atendidas pela Secretaria de Assistência Social e deverão ficar nos locais até nova ordem da Defesa Civil.
As pessoas que tiverem problemas com alagamentos ou ameaça de queda de barreiras pode procurar a Defesa Civil pelo telefone 199. O telefone é de uso exclusivo para situações de emergência. O acompanhamento do nível do rio pode ser feito diretamente no site oficial do município (www.riodosul.sc.gov.br), através do banner da Defesa Civil.

por Clóvis Eduardo Cuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário