terça-feira, 27 de abril de 2010

Rio começa a baixar em Rio do Sul

Pelo menos 46 famílias foram encaminhadas para cinco abrigos cedidos pela prefeitura ou para a casa de amigos ou parentes. Com o nível do rio Itajaí-Açu em 7,43 metros na medição realizada às 9h desta terça-feira (27), várias áreas de Rio do Sul estão alagadas. A ponte da rua que fica na rua Wenceslau Borini, conhecida como “ximbica”, está interditada devido a elevação do nível do ribeirão. Outra ponte na Estrada Blumenau, no bairro Bela Aliança, nas imediações do acesso à rua Júlio Schlupp está em meia-pista para a passagem de veículos.
O nível do rio começou a baixar em Rio do Sul durante a madrugada, já que desde às 19h de ontem parou de chover na cidade. No entanto como a barragem Oeste no município de Taió continua com 100% da capacidade ocupada, deve haver nova elevação das águas na região. No início da manhã de hoje, três das sete comportas da estrutura estavam abertas dando vazão à água, além da parte que já vertia sobre a barragem.
A barragem de Ituporanga está com 47,7% da capacidade de contenção e todas as cinco comportas estão fechadas. Neste quadro a Defesa Civil de Rio do Sul comunica que antes de abrir novas comportas na barragem de Taió, será necessário esperar o rio chegar a sete metros. “Com isso, reduziríamos a expectativa de chegar de nove metros para oito e meio no nível em Rio do Sul, evitando que muitas áreas fossem alagadas, prejudicando grande número de pessoas”, explicou o diretor da Defesa Civil James Rides da Silva.

Alterações no trânsito por causa dos alagamentos

A ponte Albino Rosemann, que liga os bairros Bela Aliança e Rainha já foi liberada para o trânsito após interdição na tarde de ontem. Já a passagem de veículos pelo Elevado Deputado José Thomé não está sendo permitida para quem vai do bairro Jardim América em direção ao Canoas.
As áreas que mais sofreram com alagamentos em Rio do Sul foram a parte baixa do Loteamento Jardim Alexandro, no bairro Pamplona, o Jardim Itália no bairro Taboão, parte do bairro Bela Aliança, e algumas ruas dos bairros Canoas, Barragem e Barra do Trombudo. Ontem foi registrado um deslizamento de terra no bairro Budag, mas não houve vítimas.
A Defesa Civil está em atendimento de plantão 24h, podendo ser acionada pelo telefone 199. Recomenda-se evitar a busca do órgão de segurança para obter informações sobre o nível do rio, já que a linha é utilizada para atendimento emergencial. Para visualizar o monitoramento de hora em hora do rio e de todas as barragens do Alto Vale do Itajaí, basta acessar o site oficial do município (www.riodosul.sc.gov.br) e clicar no banner da Defesa Civil e em seguida “Boletim Diário”.

Abrigos para alojamentos

Salão da Igreja Católica do bairro Bela Aliança
Salão da Comunidade Evangélica do bairro Bela Aliança
Escola Willy Hering, no bairro Bela Aliança
Salão da Igreja São Pedro, no bairro Barra do Trombudo
Pavilhão do Gado Leiteiro (Lions Clube), no bairro Progresso

por Clóvis Eduardo Cuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário