terça-feira, 6 de abril de 2010

Fundação Cultural lança livro

O lançamento oficial do livro “Fundação Cultural de Rio do Sul interagindo com a comunidade”, acontece nesta quarta-feira (7), às 20h, na Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, junto à Fundação.
A obra escrita pela historiadora Cátia Dagnoni relata a história do desenvolvimento da cultura no município entre os anos de 1983 e 2009.
Para a produção do livro foram entrevistadas diversas pessoas da comunidade e funcionários que acompanharam o processo de mudanças e fatos importantes que marcaram os 26 anos de história da cultura em Rio do Sul. A obra reserva um espaço para imagens antigas e atuais.
Na mesma noite acontece a inauguração da Galeria dos Superintendentes, abertura da exposição “Um passeio pelo tempo” e o lançamento do concurso fotográfico “Olhares da cidade”.

Palavras da autora
           
Ao investigar a história da Fundação Cultural de Rio do Sul trazemos à luz uma parcela da história regional para uma melhor compreensão e valorização no contexto cultural.  A partir do conhecimento da cultura de Rio do Sul, nosso interesse é abordar o referido questionamento dentro de uma política de socializar a temática.
Como melhor conhecimento para atingir a proposta, temos os seguintes objetivos: destacar o desenvolvimento cultural de Rio do Sul; frisar a cultura em diversos pontos da cidade, podendo, desta forma, observar o ponto principal da mesma; enfocar o conhecimento e interesse cultural em nossa região; comentar o desenvolvimento da cultura em Rio do Sul, levando a uma reflexão.
Desta forma, vem à tona a responsabilidade que a Fundação Cultural de Rio do Sul tem com a cultura local. Com o passar dos anos, foi realizando atividades e eventos atualmente reconhecidos e indispensáveis para reconhecimento da nossa cultura. Hoje, é necessário levar ao conhecimento de todos a história da Fundação Cultural.
O trabalho está dividido em cinco capítulos, que trazem uma série de questionamentos para o conhecimento em estudo. Iniciamos com os aspectos históricos culturais de Rio do Sul e o poder público. No segundo capítulo destacamos a Casa da Cultura. Especial atenção ao ex-prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti, a pessoa indispensável para pensarmos a cultura de Rio do Sul.
No terceiro e quarto capítulo estudaremos a Fundação Cultural como um todo e depoimentos de algumas pessoas que vivenciaram a cultura em Rio do Sul. No quinto capítulo, retrataremos uma parcela da história da Fundação Cultural, através de imagens, um passeio pelo Tempo (Cátia Dagnoni)
  
por Iléia Aparecida da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário